sexta-feira, 12 de março de 2010

Retrato


Este foi o primeiro exercício feito para discussão com a turma. O objetivo era que um aluno retratasse um colega, e vice-versa, através das técnicas e ferramentas do photoshop, ensinadas nos workshops das aulas de Informática Aplicada a Arquitetura.

O colega retratado foi o Nuno Barbosa, 18 anos, vindo de Cabo Verde na África. Ele veio ao Brasil apenas para fazer o curso de arquitetura da UFMG e retornará para seu país quando se formar. Tive como objetivo elaborar uma ilustração que abstraisse suas características físicas e psicológicas. A abstração, para mim, refletiu o que ele me passou como primeira impressão. O seu distanciamento com relação a turma, a timidêz devido muito possivelmente ao próprio choque cultural etc. E pelo que conversamos, pude identificar em sua personalidade, que ele está, obviamente, muito ligado ao seu país, sua cultura e a liberdade natural que o mesmo lhe permite. Me pareceu uma pessoa simples, fechada.

Sendo assim tornei enfático o uso das formas arredondadas, e a presença do círculo, sendo o mesmo representativo do máximo da simplicidade formal, assim como as cores básicas atenuadas pela textura.

Todos os exercícios foram exibidos e discutidos em sala de aula, extraindo críticas e opiniões diversas e relevantes. Os professores apresentaram suas opiniões pessoais e críticas quanto a composição, uso da técnica, e referenciais importantes de artistas etc. Foi uma discussão muito rica.

Os professores acharam que ninguém conseguiu extrair ao máximo a proposta do exercício, era de se esperar um pouco, uma vez que ninguém tinha o domínio se quer básico das ferramentas. Solicitaram que todos os refizessem, já com um aprimoramento técnico e um olhar mais treinado e sensibilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário