sexta-feira, 5 de março de 2010

Percurso

Nunca tive o hábito de escrever sobre minha vida ou sobre qualquer assunto na web, me proporam fazê-lo e espero mantê-lo atualizado e coerente. Atualmente estou cursando o 7º período de Design Gráfico na Escola de Design da UEMG e há pouco mais de um ano descobri minha grande afinidade pela arquitetura. Desta forma, as semelhanças e singularidades de ambas as áreas, e o que podem promover em conjunto tem sido alvo da minha investigação e pesquisa.

Em 2009 participei de um Workshop durante a SIANA, realizado pelos professores e pesquisadores da Escola de Arquitetura da UFMG, José Cabral Filho e Ana Paula Baltazar e por sua equipe do LAGEAR. Nos foram apresentados o que denominaram aparatos (QUASE) caseiros para arquiteturas interativas. Neste encontro percebi a aplicabilidade disto no design, o que me causou enorme fascínio ao ver explicitamente que Design e Arquitetura estão interligados também no âmbito da computação.

Neste semestre estou tendo a grande oportunidade de estudar com a sua turma de alunos do primeiro período, nas disciplinas que compõem o Ateliê Integrado de Arquitetura (AIA). Trabalharemos a nossa percepção crítica sobre o espaço arquitetônico e urbano, culminando em discussões e trabalhos práticos, envolvendo também toda uma instrumentação técnica e bibliográfica a respeito da computação física (physical computing).

A proposta de criação do blog veio dos próprios professores aos alunos, para compartilharmos nossas experiências e visões críticas acerca do que é estudado em sala de aula. Publicarei também assuntos de meu interesse e estudo pessoal nestas áreas, para versatilizar o conteudo. E assim, espero contribuir e potencializar as possibilidades de interação e estímulo intelectual junto ao grupo de estudos, com o meu repertório e minha bagagem de design desenvolvidos ao longo destes três anos na academia.

Um comentário:

  1. Uau, que maneiro *-*
    Vc eh um ótimo estudante e profissional.
    Terá muito sucesso na sua carreira! Abs

    ResponderExcluir